Itacaré - As melhores dicas para você aproveitar a sua viagem na Bahia

Atualizado: 23 de Mar de 2020

A cidade chama atenção aos amantes de surf. Com seu mar de água cristalina e de tom esverdeado, Itacaré abriga várias opções de passeios, desde a visita a praias, atividades de aventura como tirolesa, rafting e arvorismo, trilhas por meio de matas atlânticas e cachoeiras.





Como Chegar


De Avião:

O aeroporto mais próximo a Itacaré fica em Ilhéus que tem um aeroporto próprio. Recebe voos de Belo Horizonte, Salvador, São Paulo e Brasília, operado pelas cias Tam, Azul e Gol. O aeroporto internacional mais próximo fica em Salvador.


De Carro: Vem de Salvador? A melhor opção é pegar o Ferry- Boat até Bom Despacho, Ilha de Itaparica.

Vem de Ilhéus? É só seguir a BR001 na região litorânea.

De ônibus: Vem de Salvador? A opção mais rápida é pegar o Feery Boat até a Ilha de Itaparica, seguir até Itacaré. A empresa Águia Branca faz esse circuito duas vezes por dia. A empresa Cidade Sol faz a rota de hora em hora. Existe a opção também de um ônibus que sai diretamente de Salvador para Itacaré, mas o percurso dura 9 horas. 

Vem de Ilhéus? A companhia Rota faz o percurso Ilhéus a Itacaré, que demora cerca de 1 hora e 30 minutos.



Quando Ir

O litoral sul da Bahia é reconhecido pelo clima úmido e quente, o que favorece a sua visitação em todo ano. A época menos chuvosa vai de agosto a fevereiro, o que coincide com o verão, onde os preços ficam mais altos. Os meses com maior incidência de chuva vão de março a julho, mas não quer dizer que serão dias completos de chuva, na Bahia é comum chover e logo abrir o sol. Digo geralmente porque com as mudanças climáticas tem sido cada vez mais difícil prever um clima. Estivemos na região em setembro e pegamos a maioria dos dias com sol, choveu alguns dias , mas o clima continuava quente. Como todo litoral, quem procura sossego, deve fugir do verão.

Outro evento que movimenta a cidade é a Temporada de Surf que acontece em outubro, temporada que aquece a cidade e os preços.



O que Fazer
  • Itacaré tem muitas opções turísticas, são muitas praias bonitas, mata, cachoeiras, esportes de aventura, gastronomia e temporada de surf. Vamos relacionar algumas programações que marcaram a nossa estadia em Itacaré:



Praia de Tiririca

Praia de Tiririca: É a praia da Pousada Tãnara que ficamos hospedados. Águas cristalinas, correntes fortes, altas ondas e bicas naturais de água doce, marcam a praia que recebe anualmente os campeonatos de surf. Há 1 estrutura de restaurante e pista de skate.


Praia da Concha: É a única praia do centro que não tem ondas. Possui águas mais escuras devido o encontro com o rio. Possui estruturas de barracas.

Praia da Coroa ou Orla: É onde ficam atracados os barquinhos. Não é recomendada ao banho, mas em suas areias vários nativos praticam esportes e na orla há vários restaurantes.

Praia Ribeira: Possui águas claras, correntes fortes e há um encontro de um riacho com o mar. Nessa praia encontramos a tirolesa, arvorismo e trilhas para a Prainha.

Rua da Pituba: É onde os restaurantes, bares, cafés e lojas de moda praia estão reunidos. A maioria dos estabelecimentos abrem no final da tarde.


Praia de Jeribucaçu

Mirante do Xereu: Atrai as pessoas no final da tarde para assistir o espetáculo do pôr do sol. Se você quer assistir o pôr do sol, ao som de algum instrumento ao ar livre (quase sempre há voluntários), lá é o seu lugar.

Tour das quatro praias: Trilha para conhecer as praias que tem difícil acesso e são indicadas a serem realizadas com guia, por questão de segurança. Nesse trajeto é possível conhecer as praias: Engenhoca, Hawaizinho, Camboinha e Itacarezinho.


Cachoeiras: Há várias opções de cachoeiras. A mais famosa é a Tijuípe, que fica a 15km da cidade, sentido Ilhéus. Há um ótimo poço para banho, estrutura com restaurante e banheiro. Há uma taxa para entrada.


Gastronomia Baiana: Vale a pena experimentar as delícias baianas. É comum encontrar entre os pratos moqueca, acarajé e tapioca.

Praia de Arruda

Praia de Jeribucaçu: A praia fica a cerca de 9 km de Itacaré, sentido Ilhéus. Há um estacionamento

no valor médio de R$10.00. Percorremos a trilha com 30 minutos e não é necessário guia, a não ser que queira estender o passeio para a Cachoeira da Usina. Na praia encontramos de um lado águas cristalinas e altas ondas, do outro lado um rio de água doce. Na praia há barracas com estrutura precária. Caminhando mais a frente é possível conhecer a Praia Arruda, uma praia paradisíaca.



Onde se hospedar

Escolhemos a Pousada Tãnara para desfrutar dos nossos dias em Itacaré. A pousada é rústica e charmosa. Localizada na Praia de Tiririca, Clique para saber como chegar. Famosa por receber o campeonato de Surf, tem uma linda vista para um mar cristalino e repleto de ondas.


Pousada Tãnara

Por ser uma pousada construída com materiais como madeira e palha de coco temos a sensação que estamos em uma casa da árvore. Como ficamos mais dias, ficamos hospedados em dois quartos, um no térreo e outro com vista para o mar. Ambos são equipados com ar condicionado, frigobar, rede na varanda e dossel que trazem um charme a mais a cama de casal e proteção para possíveis pernilongos, afinal a Pousada fica em uma área repleta de verde.